As saídas pedagógicas são fundamentais para a consolidação do aprendizado. O roteiro apresentado, que abrange visitas ao Rio de Janeiro e a Petrópolis, é um exemplo de como o ensino pode ser ampliado e enriquecido fora do ambiente escolar tradicional. Ao explorar lugares como a Praça XV de Novembro, o Museu Histórico Nacional, o Museu da República, entre outros, os estudantes serão transportados para diferentes períodos da história brasileira, tendo a oportunidade de compreender, de maneira palpável, as complexas camadas de acontecimentos que moldaram nossa nação.
Neste roteiro em particular, o componente curricular de História é amplamente valorizado, visto que os estudantes visitarão desde sítios que retratam o Rio colonial até espaços que abordam reflexões sobre o futuro da humanidade, como o Museu do Amanhã. Ao percorrer o Cais do Valongo, eles são confrontados com a dolorosa memória do tráfico de escravizados, enquanto que em Petrópolis, no Museu Imperial, podem mergulhar na rotina da família imperial brasileira. Essa variedade de experiências, ligadas ao roteiro proposto, não apenas enriquece o conhecimento histórico, mas também instiga a curiosidade, a reflexão e o pensamento crítico dos alunos, tornando a História viva e ainda mais relevante.